Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
CBCD

Sobre o CBCD

Fundação - São Paulo, 22 de julho de 1988
Fundador - Prof. Dr. Henrique Walter Pinotti
Representação - Capítulos em 20 estados e no Distrito Federal
Número de associados - Mais de 2400 membros

Pronunciamento do Prof. Dr. Henrique Walter Pinotti na ocasião da fundação do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD):

Com a II Guerra Mundial, depois de 1945, a cirurgia assumiu um crescimento muito rápido. O que foi fruto de intenso progresso científico bem como tecnológico. No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, meu Professor ALÍPIO CORREA NETO, já nessa época, prevendo o porvir da cirurgia, sentiu a necessidade de criar núcleos de cirurgiões especializados em vários setores.

Assim, o mesmo modelo difundiu-se em vários centros universitários do País. Então, a Cirurgia Digestiva, entre as diferentes especialidades, foi ganhando posição de destaque. Foi criando-se em diferentes estados, escolas que foram desempenhando importante papel médico e social. Nestas condições, foram formados inúmeros cirurgiões especializados em cirurgia digestiva. No entanto, na última década, inúmeras aquisições internacionais marcaram o progresso da cirurgia gastroenterológica. Com isso, suscitaram também o aperfeiçoamento na própria formação do especialista.

Procurando acompanhar esta evolução, várias escolas cirúrgicas do país vem preparando especialistas de sólidos e profundos conhecimentos. Isso acontece através da residência especializada em cirurgia digestiva, representada por dois anos de estágio adicional aos dois de residência em cirurgia geral.

Desse modo, é considerado um profissional apto a realizar ou então conduzir o diagnóstico em casos de maior complexidade clínica. Bem como tratar pacientes graves, suficientemente capaz de praticar com sucesso intervenções de grande porte cirúrgico. Portanto, o cirurgião com este perfil, quando inserido no mercado de trabalho, é logo distinguido pela sua notória capacidade.

Além disso, outro fato de realce na formação acadêmica foi a instalação da pós-graduação especializada em Cirurgia do Aparelho Digestivo. Dessa forma, inúmeros jovens cirurgiões tem sido preparados com professores e pesquisadores. Quando engajados nas Escolas Médicas, são os agentes multiplicadores de conhecimentos.
Por isso, estes fatores, residência e pós-graduação especializada, vem contribuindo também para o crescimento, em número e qualidade, da cooperação profissional dos cirurgiões do aparelho digestivo.

O Cirurgião praticante da cirurgia digestiva, como especialidade, tem enriquecido tanto o Colégio Brasileiro de Cirurgiões como a Federação Brasileira de Gastroenterologia. Assim, eles ocupam importante espaço e posições nestas prestigiadas e renomadas entidades médicas.

Entretanto, faltava, no Brasil, uma entidade médica que viesse abrigar os especialistas em cirurgia do aparelho digestivo. Não só com o intuito associativo, mas também com objetivos de promover o crescimento tanto da especialidade como do especialista. Visando, com isto, ao elevado objetivo social, de melhor servir ao paciente.

O Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva jamais pode perder a visão social das suas metas.
É aglutinado profissionais, identificados com estes princípios, que se pode criar uma cooperação forte e unida. Respeitada, assim, tanto na comunidade médica como no meio social.

Por isso é necessário obedecer um programa prático e objetivo, centrando as ações:

  • Na educação
  • Deve-se convir que é nela que se obtém a melhor qualificação profissional. Com a educação não só se informa, mas também se forma o profissional de alto nível. Ele pode desenvolver o seu potencial de conhecimentos que sabe aplicar corretamente seus recursos e, assim, está apto a beneficiar seu paciente.
  • Deve-se realçar que, conhecendo o limite da sua competência, será capaz, igualmente, de servir ao seu enfermo evitando a pior consequência do ato cirúrgico, que é a iatrogenia.
  • Deve-se, em nosso Colégio, na área de educação, desenvolver o espírito para que cada pessoa que deseja ensinar possa encontrar muitos que desejam aprender. E que, além disso, os sucessos havidos na segura formação constituam estímulos para novas portas de conhecimentos.
  • Assim, são nossos objetivos no Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva de atuar na formação bem como aperfeiçoamento profissional:
  • Sugerindo a estruturação de programas curriculares;
  • Estimular, supervisionar e avaliar a formação pós-graduada;
  • Estabelecer padrões de treinamento e ensino da especialidade;
  • Credenciar serviços universitários ou não, para treinamento e ensino da especialidade;
  • Promover o ensino continuado da cirurgia do aparelho digestivo;
  • Estimular intercâmbio, promovendo visitas de grupos de treinamento em serviços de cirurgia do País;
  • Patrocinar períodos de treinamento na especialidade em serviços de cirurgia do aparelho digestivo;
  • Estabelecer programa de implantação e implementação de novos serviços de cirurgia do aparelho digestivo.
  • Deverá, o Colégio, ter intensa atividade em outros setores objetivando:
  • Estimular o progresso científico e tecnológico da especialidade;
  • Outorgar o título de Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo;
  • Defender os cirurgiões do aparelho digestivo nos seus interesses científicos, técnicos ou profissionais perante órgãos públicos ou particulares.

"Com estas metas plenamente atingidas, certamente, o nosso Colégio contribuirá adequadamente para o progresso da especialidade. Além de uma melhor qualificação do especialista. Convoco-os, pois, unidos a trabalhar para fortalecer e engrandecer o Colégio brasileiro de Cirurgia Digestiva!"

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva © 2024
Site atualizado em:
17:50 | 26/03/2024
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram