Revista ABCD

revista abcd

 

A Revista ABCD – Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva – é um periódico com um único volume anual em publicação contínua, órgão oficial do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD). Tem por missão a publicação de artigos de estudos clínicos e experimentais. Assim, contribuem para o desenvolvimento da pesquisa, ensino e assistência na área da gastroenterologia cirúrgica, clínica, endoscópica bem como outras correlatas. Além disso, tem como seções principais artigos originais, artigos de revisão ou atualização, artigos de opinião (a convite) e cartas ao editor. No entanto, outras seções podem existir na dependência do interesse da revista. Ou então da necessidade de divulgação de temas relevantes que não se incluam nas formas referidas.

 

Reconhecimento

 

A ABCD tem 31 anos de existência e, de fato, está sempre publicando as mais novas aquisições na sua área de abrangência. Conforme pode ser visto na Figura 1, ele ocupa o primeiro lugar no ranking das revistas latino-americanas na área da cirurgia (SJR 0,418). Afinal, este ranqueamento é feito pelo Scimago Journal & Country Ranking com base nos dados Scopus, da Elsevier. Aliás, o índice SJR contabiliza todas as citações que a revista teve nos últimos dois anos. Mas retira todas aquelas feitas pelo próprio periódico sobre artigos nela publicados. Ou seja, esse índice é referenciado somente para as citações feitas por outras revistas internacionais.

 

Sem dúvida, este índice é respeitado mundialmente. Por isso está considerado entre os mais sérios existentes. No Brasil, ele é aceito nos diversos processos de avaliação oficiais da cienciometria do País. Além disso, tem melhorado seu fator de impacto ou CiteScore (que conta todas as citações inclusive as feitas pela própria revista). Este também tem respeito e aceitação pela comunidade científica global. Assim, como pode ser visto na Figura 2, o fator de impacto/citescore para 2019 publicado pela Scimago/Scopus foi de 0,86.

Fonte: https://www.scimagojr.com/

Figura 1 – Print Screen retirado do site oficial da Scimago Journal & Country Rank. Está relacionado ao ranqueamento das revistas latino-americanas na área de cirurgia em 2018

Fonte: https://www.scimagojr.com/

Figura 2 – Últimos indicadores da cienciometria publicados pelo Scimago Journal & Country Rank em 2019. São referentes ao ano de 2018.

Ciência para todos

 

Os custos para edição de uma revista científica com a qualidade do ABCD são elevados. Ainda assim, o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva tem arcado com todos os encargos financeiros e operacionais para a sua edição. Dessa forma não cobra para submissão ou acesso online de seus artigos. Além disso, envia, a cada trimestre, um exemplar impresso a todos os associados adimplentes via correio.

 

Entende o CBCD que é este um dos bons meios que utiliza para cumprir sua missão. A de elevar a ciência brasileira e oportunizá-la para todos.

 

LEIAM O ABCD!