Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
CBCD

Cientistas Irlandeses propõem que mesentério seja considerado órgão do corpo humano

08/01/2017

A revista ‘The Lancet: Gastroentelogogy and Pathology’ acaba de publicar artigo de pesquisadores da Universidade irlandesa de Limerick, que propõem que a estrutura mesentério, seja considerada como órgão do corpo humano, elevado à mesma categoria dos demais órgãos, como coração e estômago.

Os cirurgiões John Coffey e Peter O´Leary argumentam que o mesentério apresenta uma estrutura contínua, como afirmou Leonardo da Vinci em 1.500 e que não se sustenta a tese de que se trata de tecido algo difuso, que segundo alguns autores não seria obrigatório, pois haveria pessoas que o possuem e outras não.

Se efetivamente o mesentério mudar de status, isso levará à maior oferta de financiamento das pesquisas para desvendar as funções ainda desconhecidas do órgão.

Para médicos brasileiros ouvidos pela imprensa, o interesse pelo mesentério aumentou após a descoberta que o diabético tipo 2 se cura após cirurgia bariátrica, o que aumentou o interesse pelos estudos mais profundos do mesentério, do pâncreas e dos hormônios ligados à saciedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva © 2024
Site atualizado em:
17:50 | 26/03/2024
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram