Logotipo do CBCD - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
CBCD

Com quase três décadas de existência, ABCD é a única revista na cirurgia do aparelho digestivo na américa latina indexada nas principais bases de dados

08/06/2016

Com 18 artigos dos temas mais variados dentro da especialidade, a revista ‘Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva’, órgão oficial do CBCD, continua sendo a única publicação da área indexada nas principais bases de dados internacionais: Medline/PubMed, PubMed Central, Scielo, Scimago/Scopus e Lilacs.

O editor da revista, Osvaldo Malafaia, à frente do órgão há 15 anos, explica que no número que está para sair no final de junho os artigos originais editados comprovam que o Brasil pode se orgulhar de ter pesquisa importante no setor de cirurgia digestiva, motivo de orgulho, da mesma forma que o CBCD tem orgulho de sua publicação científica,.

“Atualmente as revistas são consideradas internacionais não pelo limite geográfico da publicação”, explica ele, mas pela visibilidade mundial que tornou-se possível com o acesso pela Web, onde o endereço eletrônico é [email protected]. E para merecer essa indexação tão significativa, a revista tem que abrigar artigos originais, considerados importantes e resultado de pesquisa acurada, motivo pelo qual um grupo selecionado de 30 especialistas analisa cada trabalho proposto, decidindo por sua inclusão ou rejeição.

O próximo número

O próximo número da revista, nº 2 do volume 29, tem como destaques ‘A videoendoscopia convencional pode identificar as gastrites por Helicobacter pylori?’, ‘Internações por colecistite e colelitíase no Rio Grande do Sul’, ‘Custo total da internação de pacientes submetidos à colecistectomia videolaparoscópica eletiva, relacionado ao estado nutricional’, ‘Metástases gástricas de câncer de mama: quando a gastrecotimia está indicada?’, ‘Neoplasia sólida pseudopapilar do pâncreas’, ‘Cirurgia minimamente invasiva para tratamento da neoplasia pseudopapilar do pâncreas’, ‘Ação do ácido tranexâmico na regeneração hepática após hepatectomia parcial: modelo experimental em ratos’, ‘Influência da causa do carcinoma hepatocelular na sobrevida de pacientes, após ressecação’, “hernioplastia inguinal bilateral assistira por robô, com uso de trocarte único’ e ‘Stent biliar biodegradável? Uma nova abordagem para as estenoses hepático/jejunais após lesão do ducto biliar, estudo prospectivo’.

Além desses artigos, o próximo número trará editorial ‘O obituário da duodenopancreatectomia com preservação pilórica’, dois artigos de revisão e a cartas do editor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Instagram do CBCD!
/cbcdigestivo
Siga o CBCD no Instagram!

Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Direitos reservados CBCD Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva © 2024
Site atualizado em:
17:50 | 26/03/2024
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram