fbpx
 

SciElo quer saber o que os pesquisadores acham do processo de publicação acadêmica

A SciElo – Scientific Electronic Library Online – está realizando um inquérito junto aos pesquisadores brasileiros, para saber como é visto o processo de publicação acadêmica, para saber o grau de satisfação com o sistema, coligir sugestões sobre eventuais mudanças e levantar quais as principais dificuldades enfrentadas ao tentar publicar em revistas internacionais.

O pesquisador que responder à pesquisa, que é apoiada pela Fapesp e CNPq concorre a um dos três prêmios oferecidos, vídeos do artigo mais recente que publicou, que será preparado pelo ‘Editage Insights’. Há 10 prêmios adicionais correspondentes a ‘vouchers’ de US$ 50,00 para compra de livros na Amazon.

A SciElo é uma das grandes bibliotecas eletrônicas científicas do mundo e um sistema indexador de periódicos científicos, que avalia também o fator de impacto das revistas indexadas.

A pesquisa, que está assinada pela editora chefe de ‘Editage Insights’, Clarinda Cerejo, demanda 15 minutos para ser preenchida e pode ser acessada no endereço eletrônico https://pt.surveymonkey.com/r/author-perspectives-on-academic-publishing-brazilian-portuguese

Os resultados da pesquisa serão compartilhados com editores de periódicos e influenciadores da indústria global em várias conferências internacionais. As perguntas são simples, pois além da identificação do pesquisador e de sua área de pesquisa, ele deve informar sobre quantos artigos já publicou e relatar como seleciona uma revista para oferecer seu manuscrito, como o prepara para submeter em inglês, se é fácil ou difícil responder aos comentários dos revisores, como verifica se cumpriu todas as diretrizes éticas da comunicação acadêmica e, principalmente, quando enfrenta dificuldades para atender às exigências, se ele se sente perdido, se procura orientadores ou colegas ou se usa uma ferramenta de busca na Internet.

Participe aqui do inquérito