Cirurgia bariátrica pode ser indicada para tratamento da diabetes

A notícia de que a ‘Diabetes Care’, da Associação Americana de Diabetes, divulgou artigo indicando que 45 associações médicas do mundo, inclusive brasileiras, passam a recomendar a cirurgia bariátrica para o tratamento de diabete tipo 2 quando a doença não for controlada com medicamentos, foi publicada opor vários jornais brasileiros, entre eles a ‘Folha’ e ‘O Estado’, de São Paulo, ‘Zero Hora’, de Porto Alegre e ‘O Globo’, do Rio de Janeiro e por dezenas de sites da Internet.

A recomendação é para pacientes com IMC a partir de 30, mas para que passe a valer no Brasil é necessário que seja tema de resolução do Conselho Federal de Medicina, mas a simples divulgação da notícia na imprensa leiga poderá levar grande número de diabéticos a procurarem os especialistas em busca de mais informações sobre o procedimento.

A propósito, o presidente do CBCD, Bruno Zilberstein, lembra que há poucos dias a entidade que dirige, juntamente com o CBC e a SBCBM publicaram artigo sobre o tema, destacando um protocolo de indicação: “The role of metabolic surgery for patients with obesity grade I and clinically uncontrolled type 2 Diabetes”. O artigo está disponibilizado no site da SCIELO.