Nossa Logomarca

Objetivo

logomarca

A criação da logomarca do CBCD visou produzir impacto através da figura construída com linhas orgânicas, simples e simétricas.

Descrição

A figura com aspecto de trevo é formada pela conjunção das letras iniciais componentes dos termos designativos da entidade. Respectivamente, portanto, as letras C, B, C e D, que aparecem sob o formato de:

 

  • C de Colégio
  • B de Brasileiro
  • C de Cirurgia
  • D de Digestiva

Significado

Anatomia

A configuração realizada traduz, nitidamente, a forma da secção transversal do tubo digestivo, com suas três principais camadas: mucosa, submucosa e muscular.

Fisiologia

As três figuras simétricas significam, igualmente, as principais funções do aparelho digestivo. Em resumo, são: deglutição, digestão/absorção, excreção.

Relação Médico-Paciente

O trevo representa o enfoque holístico que o cirurgião deve dar ao seu paciente. Nesse sentido, respeita a unidade do ser humano na integração do biopsicossocial, entendido como: o biológico orgânico ou funcional; o psíquico bem como o componente social que o envolve.

Cirurgião

As três linhas sóbrias convergentes e integradas formam uma unidade dentro de um equilíbrio simétrico. Assim, expressam as linhas gerais do perfil desejável do cirurgião, sedimentado, sobretudo, no conhecimento, na ética e na técnica.

Entidade

O Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva foi criado numa concepção que foi se consolidando rapidamente. Além disso, tem visado aglutinar cirurgiões que se dediquem à especialidade com elevada qualificação profissional, com os ideais sempre renovados com ações participativas bilaterais. Isto é, dirigidas para a entidade que os abriga – o CBCD – e à comunidade com quem convivem e servem.

Em síntese, as três peças unificadas representam a entidade, o cirurgião e a comunidade.

Evolução Da Marca

O Prof. Dr. Henrique Walter Pinotti foi o idealizador da logomarca. Em seguida, a Diretoria do CBCD, do biênio 97/98, aprovou, por sugestão do presidente, o Prof Dr. Alcino Lázaro da Silva, a inclusão de “UT COMNES UNUM SINT” (Para que todos sejam um) dentro da logomarca.

 

Em 2004, a diretoria do CBCD entendeu que seria importante modificar detalhes na logomarca, para divulgar mais o nome do Colégio.